28 de agosto de 2015 / Blogueira

large

Oi gente! Desde que entrei na faculdade, várias pessoas me pedem para fazer um vídeo falando sobre como funcionam as aulas, como são as pessoas e como é minha rotina… preferi fazer esse post em texto mesmo, então vamos lá!

Passei no início de 2015 para o curso de Jornalismo na UFG (Universidade Federal de Goiás). O curso é incrível, a gente convive com pessoas incríveis e vive situações inesquecíveis. Vou separar alguns tópicos para tratar aqui e qualquer coisa que eu por acaso não falar, vocês me falam nos comentários e eu escrevo outro post!

Como eu escolhi o curso?

Minha mãe e meu pai se formaram em jornalismo e foi na faculdade que eles se conheceram… eles nunca colocaram pressão pra eu seguir nenhum tipo de carreira, até o primeiro ano do ensino médio eu pensava em cursar arquitetura, mas no final das contas eu acabei optando por jornalismo mesmo!

Como funciona seu curso? Quais aulas você tem?

Muita gente me pergunta: o que um curso de jornalismo ensina? Bem, eu só fiz o primeiro período e ainda não iniciei o segundo por conta da greve dos professores, então não posso afirmar com certeza nada que não seja sobre o primeiro período…

Até agora eu tive aulas mais teóricas: Filosofia, Sociologia, Redação e Expressão, Sociedade e os movimentos sociais, Cultura Brasileira e Teorias do Jornalismo. As duas primeiras aulas eu acho que nem preciso explicar né? O que eu achei mais legal é que, diferente do ensino médio, as aulas não são focadas pra você decorar as teorias de cada pensador e sim pra você interpretar e enxergá-las no mundo.

Redação e Expressão foi, basicamente, uma aula de português… A gente estudou alguns pontos importantes da escrita, como a pontuação e trabalhou bastante a área de argumentação e interpretação.

dfgdfg

A Sociedade e os movimentos sociais foi um nome fictício, porque na verdade a matéria se chamava “seminário temático” hahah Eu adorei fazer essa matéria! A gente estudou e entrou em contato com diferentes movimentos sociais: organizamos um seminário em parceria com as mulheres da comurg, viajamos e passamos dois dias em um acampamento do MST… Foram experiências inesquecíveis!

Em Cultura Brasileira, a gente estudou as características e situações que marcaram e ainda marcam a história do nosso país. Um dos pontos que mais estudamos, por exemplo, foi a questão racial. Foi uma aula muito boa, que passei a valorizar lá no final do semestre, porque o professor tinha uma vibe diferente da turma, digamos assim…

Em Teorias do Jornalismo estudamos as teorias da formação da notícia, o porque das notícias e jornais terem a estrutura que têm.

Estou querendo fazer um resumão de cada período pra vocês!

Como é a faculdade? E as pessoas lá, como são?

O meu curso fica no campus mais distante da UFG, eu pego dois ônibus e levo uma hora para chegar até lá, mas eu adoro! Tem gente de TODO tipo por lá e por ser um lugar enorme, você consegue evitar qualquer pessoa e grupinho de pessoas que você não goste… Rolam muitas coisas diferentes e nas primeiras semanas acabam assustando a gente (pessoal de humanas, sendo pessoal de humanas), mas depois a gente acostuma e até estranha quando não tem nada acontecendo hahaha

bjhh

Tem alguma coisa que te desanima?

Existem duas coisas que me desanimam um pouco: a primeira coisa é a desorganização da administração do meu curso, vira e mexe acontecem alguns problemas por falta de comunicação (olha só a ironia hahah). A segunda coisa, são algumas pessoas que tem um gênio bem complicado de lidar… e como faculdade ninguém sai/entra assim do nada, a gente tem que aprender a lidar!

 

Bem, essas foram as perguntas que mais recebi ao longo do último semestre! Espero que tenham gostado… qualquer outra dúvida pode deixar um comentário ou mandar recado em qualquer rede social!


Gostou do post? Compartilhe com suas amigas e amigos e ajude a espalhar o EA por aí!

INSTAGRAM // TWITTER // FACEBOOK // TUMBLR


Bruna Alecrim

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *