6 de Janeiro de 2012 / Mexa-se




Bem, no post passado eu falei sobre o Balé. Muita gente nos comentários falou que acha super lindo e legal… Mas há quem ache chato e parado né? Por isso ainda na área da dança eu resolvi  falar um pouco do Jazz.



No Jazz as músicas são mais animadas e bem atuais… Pode rolar de tudo: Música eletrônica, bandas tipo Black Eyed Peas, cantores tipo Selena Gomez e até mesmo músicas de Rock! Isso vai depender do gosto musical da sua professora rs



O Jazz é uma mistura de todos os tipos de dança: Dança moderna, Balé… Nele não dá pra ser tímida! Tem que rebolar e exagerar muuuuito nos movimentos haha



O Jazz é conhecida por ser fortemente imprevisível, graças às suas influências Africanas. As movimentações dos bailarinos de jazz podem ser lentas, graciosas ou eles podem se mover com agilidade e rapidez, executando saltos fantásticos e outras proezas.” fonte


Enquanto no balé tem que fazer ponta e tempo todo, no jazz isso pode variar! Além de ser bem mais divertido!



Alguns benefícios do Jazz:

  • Ajuda a ter mais expressividade
  • Ajuda a ser mais espontâneo
  • Ajuda a memória
  • Desenvolve a coordenação, a agilidade, a musicalidade e a Flexibilidade!
  • Você adquire ritmo, disciplina e rapidez de raciocínio!


Além disso no jazz você vai malhar! Isso mesmo! Abdominais, flexões, musculação… Só que diferente da academia, você não vai usar nenhum aparelho para isso. A sua professora vai ensinar vários exercícios que fortalecem cada parte do corpo!



Uma coisa bem importante no jazz é a força muscular. Não basta conseguir levar a perna na cabeça, tem que mantê-la lá o máximo possível!


Nele você tem que ter um espirito de equipe. TUDO é feito em conjunto. Pode rolar de uma ou duas vezes você dançar sozinha no meio da coreografia. Mas de resto é tudo em grupo! 

Vamos então as dúvidas!

  1. Quantos dias por semana vou ter aula?
    Você provavelmente vai ter duas aulas por semana… Geralmente eles tentam encaixar as aulas de balé e de jazz nos mesmo dias e em horários próximos…
  2. Só pode fazer jazz quem tem força?
    Claro que não! Força é uma coisa que você vai trabalhar em aula! Mas é sempre bom já entrar tendo um pouco de força e elasticidade, por isso muitas vezes as professoras pedem que você faça balé antes de fazer o 
    jazz. Mas isso não é uma coisa obrigatória lógico!

  3. E o jazz emagrece?
    Não só emagrece como também te dá um corpão (digamos assim haha)!
  4. E os exercícios são doloridos?
    SIM! Mais que o balé, no jazz você tem que ir além do seu limite. Só assim você vai conseguir a força e a elasticidade que quer. Mas depois se você se dedicar, em pouco tempo sente o resultado e a dor diminui! 
  5. Sou gordinha… E agora?
    E agora você vai lá e se matricula na aula! rs



Mas não espere resultados se não tiver dedicação! Além disso o jazz precisa de muuuuita expressão e descontração, o que acaba deixando tudo bem mais divertido! 

Ficou curiosa para saber como é uma coreografia de jazz e qual é a diferença dele para o balé? Aqui vai um vídeo!



Eai, gostaram do jazz? Vão fazer? Qual outro esporte vocês gostariam de conhecer melhor? Comentem!



Bruna Alecrim

6 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *